Defesa de Dissertação (Mestrado)
PRÉ REQUISITOS PARA DEFESA
– Não possuir pendências documentais junto à Diretoria de Registro Escolar (ver no Sapiens);
– Comissão Orientadora Aprovada no AcademicoPG;
– Linha de Pesquisa Aprovada no AcademicoPG;
– Plano de Estudo Atualizado no AcademicoPG;
– Todas Disciplinas Aprovadas;
– Projeto de Pesquisa Registrado;
– Está em dia com a biblioteca setorial do programa
– Relatório de Atividades de Bolsistas (para bolsistas Fapemig)
CONFIRMAÇÃO DOS DADOS PESSOAIS
– Antes de agendar uma Banca de defesa no sistema, o estudante deverá confirmar os seus Dados Pessoais. Acesse o Sistema AcadêmicoPG, menu DADOS PESSOAIS, clique no botão “Confirmar…” e siga as orientações.
DECLARAÇÃO DE ENTREGA DOS DADOS ORIGINAIS
– O(A) orientador(a) deve encaminhar à secretaria do programa a declaração assinada de entrega dados originais obtidos durante a execução do projeto de pesquisa, conforme modelo disponível no link abaixo:
ANTIPLÁGIO
O orientador deverá enviar uma cópia relatório de verificação de originalidade da dissertação/tese, emitido pelo sistema Turnitin por e-mail à secretaria do programa.
O endereço para acessar plataforma Turnitin é: https://ufv.turnitin.com/home/sign-in
AGENDAMENTO DA BANCA DE DEFESA
– Lançar a banca no sistema AcademicoPG com antecedência mínima de 15 dias a data de defesa. A coordenação/secretaria do programa não se responsabiliza por bancas agendadas com prazo inferior.
A banca de defesa deve ser agendada pelo aluno ou orientador no sistema AcadêmicoPG conforme os procedimentos contidos no Manual do link abaixo:
– Manual Banca Dissertação/Tese
Dados necessários:
- -Título da dissertação em português, inglês e espanhol;
- -Idioma principal do corpo da dissertação (português, inglês ou espanhol);
- -Idioma principal do título da dissertação (português, inglês ou espanhol);
- -Data prevista para defesa;
- -Nome dos membros da banca (titulares e suplentes).
Observação: 1. Os títulos das dissertações e teses preenchidos na nomeação das respectivas bancas, deverão constar com letras minúsculas, sendo apenas a primeira letra do título em letra maiúscula, bem como nomes próprios. Exemplo: Características da espécie de vegetação coletada na Floresta Amazônica 2. Caso haja nomes de espécies ou nomes científicos, utilizar o itálico e apenas a primeira letra maiúscula. Exemplo: Características da espécie de vegetação coletada na Floresta Amazônica Bertholletia excelsa 3. Não finalizar o título com ponto final ou outro caractere. |
– Caso algum membro da banca não esteja cadastrado no sistema, enviar um e-mail à secretaria do programa solicitando o cadastramento. Informar o nome completo, CPF, instituição de origem, e-mail e link do lattes do pesquisador).
– A banca só será válida após ter sido encaminhada e aprovada em TODAS instâncias (estudante – orientador – coordenação – PPG).
– A banca somente será aprovada pela coordenação somente após todos Pré-requisitos forem atendidos e após o envio do relatório antiplagio e da declaração de entrega dos dados originais.
– Caso a defesa seja presencial, reservar a sala de defesa na secretaria do programa. Caso a defesa seja virtual, é de responsabilidade do estudante/orientador criar e gerenciar o link de acesso.
-Por padrão, as defesas do programa são divulgadas no site do programa (Menu Defesas e Eventos). Para defesas online, solicitamos que nos informe o link de acesso para divulgação.
COMPOSIÇÃO DA BANCA
– A dissertação será defendida perante uma banca formada por portadores do título de doutor, sob a presidência do orientador.
– A banca será composta por no mínimo no mínimo, 3 (três) membros titulares e 2 (dois) suplentes.
– Dos membros titulares da banca de dissertação, pelo menos 1 (um) membro deverá ser externo ao programa e não pertencer à Comissão Orientadora do estudante.
– Coorientadores não são considerados membros externos.
– Será aprovado o candidato que obtiver indicação unânime dos membros da banca.
DOS DOCUMENTOS DA DEFESA
Após a defesa, o(a) presidente da banca deverá solicitar à secretaria do programa os documentos oficiais da defesa do(a) aluno(a) fornecendo os seguintes dados que constam no formulário do link abaixo:
– Dados para emissão dos documentos da defesa
Em seguida, a secretaria do programa encaminhará ao presidente da banca os seguintes documentos para serem assinados e devolvidos:
1) Formulário 7 – Ata de defesa, assinado pelos membros da banca; (O presidente da banca poderá assinar pelos membros da banca que participaram de forma remota/online, sendo neste caso, que estes membros participantes da banca encaminhem um e-mail confirmando a sua participação e a aprovação do estudante.) | 2) Termo de autorização para publicação eletrônica na biblioteca digital da UFV, assinado pelo orientador e pelo estudante |
A DISSERTAÇÃO
Os capítulos da dissertação ou tese devem ser redigidos no formato de artigos para publicação ou publicados durante o curso pelo estudante. Caso os artigos não sejam publicados num prazo máximo de dois anos, os dados passarão a ser de domínio do orientador, que poderá publicá-los conforme sua discrição.
As Normas e modelos VIGENTES para Apresentação de Dissertação/Tese, detalhes da estrutura, editoração, formatação, modelo de página de rosto, modelos de página de assinatura e modelo de página de resumo das dissertações e teses encontra-se no link abaixo:
ENTREGA DA VERSÃO FINAL DISSERTAÇÃO/TESE
Todas as submissões de dissertações e teses serão realizadas exclusivamente em formato online, pelo Sistema AcademicoPG, eliminando a necessidade da entrega de material impresso. O estudante fará o preenchimento de informações complementares no sistema, juntamente com o upload do arquivo (a partir do sumário) em pdf, conforme o Manual de instrução disponível no link abaixo:
– As assinaturas necessárias para validação dos documentos (do estudante e do orientador) serão realizadas diretamente no sistema.
– É de inteira responsabilidade do estudante e do seu orientador zelar pela versão final do trabalho.
– A versão final da dissertação ou tese, elaborada e aprovada de acordo com as normas vigentes, deve ser encaminhada no prazo de 3 (três) meses após a data de defesa. Caso a submissão ocorra após esse prazo, será cobrada uma multa mensal, cujo valor é calculado automaticamente pelo sistema.
– Conforme a Resolução CONSU Nº 12, de 28 de Outubro de 2021, a multa mensal é de 8% (oito por cento), calculada sobre o valor da bolsa de mestrado ou doutorado. O valor utilizado no cálculo da multa será aquele da bolsa de mestrado ou doutorado praticado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na data da quitação.
– Em caso de multa, o estudante precisa gerar a Guia de Recolhimento da Uniao (GRU) no mesmo valor da multa e efetivar o pagamento. A cópia da GRU e do comprovante de pagamento devem ser anexados no sistema e encaminhada para que a PPG verifique e valide o pagamento.