Processo Seletivo
PROCESSO SELETIVO 2025/1
Inscrições Abertas: 09/09/2024 a 21/10/2024
- Edital
- Prazos para inscrições
- Taxa de Inscrição
- Isenção da taxa de inscrição
- Documentos Necessários
- Critérios de Seleção
- Bolsas de Estudos e Financiamentos
- Resultados dos Processos Seletivos Anteriores
- Cursar Disciplinas Isoladas
EDITAL
O processo seletivo segue as normas constantes no EDITAL GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO (Disponível no site da PPG), e também do Edital Específico do Processo Seletivo do Programa de Pós-graduação em Biologia Animal.
O edital específico do Processo seletivo será divulgado nesta página e também no INFORMATIVO da página inicial deste site.
As inscrições no processo seletivo deverão ser realizadas EXCLUSIVAMENTE via internet.
PRAZOS PARA INSCRIÇÕES
O Programa de Pós-graduação em Biologia Animal realiza normalmente dois processos seletivos anualmente:
- Conforme as datas constantes no Edital específico divulgado no primeiro semestre do ano (para iniciar o curso no 2º semestre do mesmo ano);
- Conforme as datas constantes no Edital específico divulgado no segundo semestre do ano (para iniciar o curso no 1º semestre do ano seguinte).
TAXA DE INSCRIÇÃO
Candidatos Brasileiros e Estrangeiros………………R$ 116,00
Via boleto bancário gerado após o preenchimento da ficha de inscrição.
Já o candidato estrangeiro residente no exterior deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de transferência bancária internacional (Wire Transfer), conforme os dados para crédito contidos no EDITAL GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO.
ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO
Conforme a documentação exigida pelo Edital Geral da Pós-graduação e prazos estabelecidos no Edital específico, poderá ser solicitada a isenção da taxa de inscrição, o candidato que:
- pertença à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo e meio nacional;
- For doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Todos os documentos necessários para a inscrição deverão ser digitalizados e anexados em formato PDF no Sistema de inscrições on line GPS.
- Cópia do diploma ou declaração de conclusão do curso de graduação
- Cópia do diploma de mestrado ou certificado de defesa de dissertação (para o doutorado);
- Cópia do histórico escolar da graduação explicitando o sistema de avaliação;
- Cópia do histórico escolar do mestrado explicitando o sistema de avaliação (para o doutorado)
- Curriculum vitae, em uma via.
- Comprovante original do pagamento da Taxa de inscrição.
- Uma foto recente 3×4.
- Uma cópia da certidão de Nascimento ou Casamento.
- Cópia da carteira de Identidade ou, para candidatos estrangeiros, do passaporte
- Cópia do documento de Serviço Militar para brasileiros do sexo masculino;
- Cópia da inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- Cópia do Título de Eleitor para brasileiros;
- Certificados e comprovantes do currículo*
* Em relação aos certificados (comprovantes do currículo), solicitamos aos candidatos que evitem enviar um número exagerado de arquivos (ex.: um arquivo em “pdf” para cada certificado). Envie vários comprovantes em um único ou poucos arquivos. Preferencialmente organize os certificados no arquivo na mesma ordem sequencial em que os trabalhos e as atividades são citados no currículo.
Documentos Específicos do Programa
Inscrições incompletas não serão analisadas.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
O julgamento dos processos tem por base o estudo dos dados registrados no formulário de inscrição e na documentação que o acompanha. O processo seletivo constará das seguintes etapas:
a) Prova de compreensão de trabalho científico em língua inglesa
Visa avaliar a capacidade de o candidato interpretar, traduzir, compreender e argumentar corretamente questões referentes a um artigo científico em língua inglesa que é fornecido no momento da prova. O tempo da prova é de 4 horas e é permitido o uso de dicionário inglês-português, português-inglês.
b) Prova de conhecimento
Serão aprovados os candidatos que obtiverem pontuação mínima de 60% considerando-se a média das provas de compreensão de trabalho científico em língua inglesa e de conhecimento.
c) Análise do Curriculum Vitae
Na análise do Curriculum Vitae, só serão considerados os documentos que se enquadrarem nas seguintes normas:
- De acordo com a Lei 11.788 de 25/09/2008, cap.3, art. 9º, o certificado de conclusão de estágios deverá ser oferecido pelo órgão responsável (universidades ou pessoas jurídicas) com carga horária semanal e total no período equivalente.
- Experiência profissional deverá ser comprovada com carga horária total.
- Consultorias técnicas deverão ser comprovadas com carga horária total.
- Bolsas recebidas deverão apresentar documentação de conclusão, indicando a carga horária total.
- Contratos prévios de qualquer atividade não serão aceitos. Apenas documentação comprobatória de conclusão com carga horária total.
- Resumos somente serão aceitos mediante certificado.
- Em casos de atividades remuneradas, explicitar a natureza da atividade.
- Artigos publicados e cartas de aceite da revista serão avaliados da mesma forma.
BOLSAS DE ESTUDO E FINANCIAMENTOS
O programa oferece aos alunos bolsas de estudo concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
RESULTADOS DOS PROCESSOS SELETIVOS ANTERIORES
Resultado de seleção dos últimos processos seletivos do PPG em Biologia Animal.
CURSAR DISCIPLINAS ISOLADAS
Estudante de pós-graduação regularmente matriculado em Programas de Pós-Graduação Stricto sensu de outras instituições, no país ou exterior, poderá cursar disciplina(s) de pós-graduação Stricto sensu da UFV (Mobilidade Acadêmica).
A Universidade Federal de Viçosa poderá aceitar graduados para matricularem-se,como estudantes não vinculados, com interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos,sem, contudo, visarem à obtenção de um título de pós-graduação (Estudante Não-vinculado).
As instruções, documentação necessária e formulário de inscrição encontra-se no Menu: Documentos>Formulários