Exame de Qualificação
Conforme preveem o Regimento Geral da Pós Graduação e o Regimento Interno do Programa todo candidato ao título de Doctor Scientiae deverá submeter–se ao exame de qualificação.
O objetivo do exame de qualificação é avaliar se o estudante possui formação científica condizente com a de um candidato ao título de Doctor Scientiae.
PRÉ-REQUISITOS
– Todas disciplinas previstas em seu plano de estudo aprovadas,
O estudante matriculado em Estágio em Ensino e/ou Seminário poderá
realizar o exame de qualificação, independentemente da integralização do número
mínimo de créditos.
– Projeto de Pesquisa Registrado;
– Comissão Orientadora Aprovada no AcademicoPG;
PRAZOS
-O exame de qualificação deverá ser concluído até o 6º (sexto) período da admissão do estudante no programa.
– O descumprimento do prazo estabelecido implicará na aplicação automática do conceito N em Pesquisa no período.
AGENDAMENTO BANCA DE QUALIFICAÇÃO
– Lançar a banca no sistema AcademicoPG com antecedência mínima de 15 dias a data de defesa. A coordenação/secretaria do programa não se responsabiliza por bancas agendadas com prazo inferior.
A banca de defesa deve ser agendada pelo aluno ou orientador no sistema AcadêmicoPG conforme os procedimentos contidos no Manual do link abaixo:
Dados necessários:
- Data prevista para defesa;
- Nome dos membros da banca (titulares e suplentes).
– Caso algum membro da banca não esteja cadastrado no sistema, enviar um e-mail à secretaria do programa solicitando o cadastramento. Informar o nome completo, CPF, instituição de origem, e-mail e link do lattes do pesquisador.
– A banca só será válida após ter sido encaminhada e aprovada em TODAS instâncias (estudante – orientador – coordenação – PPG).
– A banca somente será aprovada pela coordenação somente após todos Pré-requisitos forem atendidos.
– Caso a defesa seja presencial, reservar a sala de defesa na secretaria do programa. Caso a defesa seja virtual, é de responsabilidade do estudante/orientador criar e gerenciar o link de acesso.
-Por padrão, as defesas do programa são divulgadas no site do programa (Menu Defesas e Eventos). Para defesas online, solicitamos que nos informe o link de acesso para divulgação.
COMPOSIÇÃO DA BANCA
– A Banca Examinadora será designada com, no mínimo, 5 (cinco) membros titulares e 2 (dois) suplentes, todos portadores do título de doutor.
– O presidente da banca examinadora será o orientador.
– Dos membros titulares da banca examinadora, pelo menos 1 (um) membro deverá ser externo ao Programa e não pertencer à Comissão Orientadora do estudante.
– Coorientadores não são considerados membros externos.
CRITÉRIOS
O Exame de Qualificação consistirá na apresentação de um seminário baseado em documento redigido de sua revisão bibliográfica, juntamente com seus resultados preliminares de sua tese, ou de um artigo, submetido, aceito ou publicado, referente à sua pesquisa na área de Biodiversidade, em periódico de Qualis A4 ou superior, e arguição oral pela banca examinadora.
– Será considerado aprovado o estudante que obtiver a indicação positiva unânime dos membros da banca examinadora.
– O estudante reprovado no Exame de qualificação terá conceito “N” em Pesquisa.
– Ao estudante não aprovado no exame de qualificação será concedida mais uma oportunidade, decorrido um prazo máximo de 6 (seis) meses, a contar da data de sua realização. A reprovação na segunda avaliação implicará em desligamento do discente do Programa.
DOS DOCUMENTOS DA DEFESA
Após a defesa, o(a) presidente da banca deverá solicitar à secretaria do programa os documentos oficiais:
Formulário 5 de Exame de Qualificação (O presidente da banca poderá assinar pelos membros da banca que participaram de forma remota/online, sendo neste caso, que estes membros participantes da banca encaminhem um e-mail confirmando a sua participação e a aprovação do estudante.) |